Dossier de Investigação: Abaddon (Apollyon), o Anjo do Abismo



Classificação: Entidade de Nível Superior / Arquetípica Origem: Textos Massoréticos e Literatura Apocalíptica

1. O Conceito: Do "Lugar" à "Entidade"

O termo Abaddon (do hebraico 'Ǎḇaddōn) evoluiu através dos séculos. Inicialmente, na Bíblia hebraica, era um substantivo que designava um "lugar de destruição" ou o próprio reino dos mortos, frequentemente associado ao Sheol. Contudo, à medida que a tradição se fundiu com a literatura do Segundo Templo e, posteriormente, com o Novo Testamento, a entidade foi personificada. Deixou de ser um lugar para se tornar o Rei do Abismo.

2. A Identidade: O Destruidor

O Novo Testamento (Apocalipse 9:11) formaliza a transição:

  • Hebraico: Abaddon (Destruição).

  • Grego: Apollyon (O Destruidor).

A descrição bíblica é, a nível fenomenológico, uma das mais perturbadoras de toda a escritura. A entidade é apresentada como a chave que abre o abismo, libertando uma praga de "gafanhotos" que possuem características híbridas e mecânicas (couraças de ferro, rostos humanos, ferrões de escorpião).

3. A Perspetiva Histórica e Mística

A investigação cruza dados de várias fontes:

  • Textos do Mar Morto: Referem-se ao "Sheol de Abaddon", reforçando a sua ligação à terra dos perdidos.

  • Literatura Rabínica: Coloca Abaddon como um reino do inferno visitado por figuras históricas.

  • Tradição Cristã: Fontes como o Apocalipse de Bartolomeu descrevem a sua presença em momentos cruciais, atribuindo-lhe um papel de guardião e executor.

4. Nota do Investigador

A interpretação sobre quem é Abaddon varia drasticamente entre correntes: alguns académicos identificam-no como uma força de anticristo ou o próprio Satanás, enquanto outras correntes sugerem tratar-se de uma faceta do juízo divino. Para este arquivo, importa focar no padrão de comportamento da entidade: uma força de destruição ativa, com autoridade sobre legiões e capaz de transitar entre o abismo e o plano terrestre.

"O quinto anjo tocou a trombeta... tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom." (Apocalipse 9:11)

Nota de Arquivo: Este é um registo integrado no meu sistema de monitorização. Para acederes ao dossier completo de anomalias e outras evidências que o sistema tentou apagar, consulta o meu Arquivo de Registos Recuperados

12 Comentários

  1. eu acho que o destruidor e o anjo da esquerda da Deus pois esquerda na bíblia e destruição aquele que matou o filhos do Egito e 185 mil assirio isso sim e ser destruidor em uma só noite também ele deve ser o cavaleiro da morte onde tudo que ruim ou destruição o acompanha no judaísmo ele tem um nome Rafael

    ResponderEliminar
  2. esse anjo já esta na terra lutando como homem contra satanás para vencer e prova ao diabo que quando ele falou a jó tava mentindo só que para ter o direito de acorrenta santanas tem que vem celo por isso teve que vim para terra caído sem nenhum poder arcanjo Rafael lide dos serafins o anjo da morte bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em apoc 9:19 fala que o poder da cauda e igual a serpente ou seja...os gafanhotos na verdade sao escorpioes...em apoc 11:07 diz que a fera subira do abismo para matar as testemunhas do pai eterno

      Eliminar
    2. bem complicado esse teu Português meu amigo, mas bem ... eu acredito que deverias ver menos Supernatural e realmente estudar a Bíblia, se quiseres eu te dou umas dicas, começa por adquirir uma Bíblia de Paulos, e pede na igreja católica um estudo teológico para leigos.
      ABRAÇO

      Eliminar
  3. Sim essa força demoníaca já está na Terra em forma de homem tornando o ser humano num escravo. jesus está nos colocando á prova e por nossas escolhas seremos todos julgados...

    ResponderEliminar
  4. Jesus nos coloca a prova
    O pai eterno está nos testando

    ME POUPE
    ALIENADOS NOS POUPE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois realmente nao esta nada facil por aqui ehehehhe o problema das pessoas e muita TV ou diria muitas series como Supernatural etc...lolololo

      Eliminar
  5. Mesmos os anjos não podem acabar com a humanidade, são como tapas para que os homens se acerte,porém Deus deu livre arbítrio a humanidade isso significa viva por sua conta mas as leis permaneceram,pra vcs só vivem a vida como vcs acharem melhor e não sobrevivem pq quando vc for parti estará grato e terás sempre seu lugar na vida amém fui

    ResponderEliminar
  6. Mesmos os anjos não podem acabar com a humanidade, são como tapas para que os homens se acerte,porém Deus deu livre arbítrio a humanidade isso significa viva por sua conta mas as leis permaneceram,pra vcs só vivem a vida como vcs acharem melhor e não sobrevivem pq quando vc for parti estará grato e terás sempre seu lugar na vida amém fui

    ResponderEliminar
  7. Em Revelação 9:11, porém, a palavra “Abadon” é usada como o nome do “anjo do abismo”. O correspondente nome grego, Apolion, significa “Destruidor”. No último século fizeram-se esforços para mostrar que este texto se aplicava profeticamente a pessoas, tais como o imperador Vespasiano, Maomé e até mesmo Napoleão, e o anjo, em geral, era encarado como “satânico”. Deve-se notar, porém, que Revelação 20:1-3 mostra que o anjo com “a chave do abismo” é representante de Deus, vindo do céu, e, em vez de ser “satânico”, ele amarra Satanás e o lança no abismo. Comentando Revelação 9:11, The Interpreter’s Bible (A Bíblia do Intérprete) diz: “Abadon, porém, não é um anjo de Satanás, mas de Deus, realizando sua obra de destruição às ordens de Deus.”
    Nos textos hebraicos que acabamos de considerar é evidente que ’avad·dóhn está em paralelo com o Seol e a morte. Em Revelação 1:18, encontramos Cristo Jesus declarando: “Eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.” Seu poder com respeito ao abismo é demonstrado em Lucas 8:31. Que ele tem poder destrutivo, inclusive o poder de destruir Satanás, é evidente de Hebreus 2:14, que diz que Jesus participou de sangue e carne para que “pela sua morte, reduzisse a nada aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo”. Em Revelação 19:11-16 ele é claramente representado como o Destruidor ou Executor designado por Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá certo amigo. Gafanhotos também eram animais puros segundo a lei de Moisés. E lembram a gente como ese barulho tormentoso de apocalipse que não só de pão vive homem se não de tuda Palabra de Deus. Daí evangelizadores. Ainda até os gafanhotos na vida cotidiana lembrar a mesma coisa quando fazem acabar o pão. Na visão são nazireus porque dá um das sombras da morte para evangelizar.

      Eliminar
  8. Os gafanhotos (nazareos ungidos, aqueles que seguem ao cordeiro) tinham coroas porque saíram do abismo da morte pelo sacrifício de Jesus estavam vitoriosos por isso tinha rosto de homem porque recuperaram a imagem de santidade de Deus. por isso fazem um barulho especial (evangelho) que atormenta ao mundo. Daí evangelizadores e seu Rey é o Cristo chamado destruidor porque ele foi colocado para levantar e fazer cair a muitos. Por isso tinham o cabelo cumprido porque eram nazireus verdadeiros e que nascem e morrem pelo senhor. Por isso são mostrados como gafanhotos porque são os únicos insetos puros para comer segundo lei de Moisés. Por isso atormentam ao mundo 5 meses (o tempo de vida de um gafanhoto) para qualquer mistério bíblico a mesma leitura bíblica ajuda muito além da oração também.

    ResponderEliminar

Espaço de brio. Comentários com links ou ofensivos serão vaporizados.